Modalidade - TIRO DE RIFLE

TIRO DE RIFLE

São quatro (04) as categorias do Tiro de Rifle: Rifle Cano Pesado; Rifle Cano Leve, Rifle Esportivo e Rifle Mira Aberta.

  1. A Categoria Cano Pesadocaracterizar-se-á pelo diâmetro do cano igual, ou superior, a três (03) vezes o diâmetro do projétil, pela utilização de quaisquer apoios, dianteiros e/ou traseiros, bem assim pelo uso de qualquer tipo de aparelho de pontaria.
  2. A Categoria CanoLeve caraterizar-se-á pelo diâmetro do cano inferior a três (03) vezes o diâmetro do projétil, pela utilização de quaisquer apoios, dianteiros e/ou traseiros, bem assim pelo uso de qualquer tipo de aparelho de pontaria. Armas que possuam característica da Categoria Pesada, não podem ser enquadradas na Categoria Leve. Ainda que a arma possua o diâmetro de cano aqui especificada, não poderá ter “coronha com pistol grip” ou “ coronha com base mais larga na frente. Leve deverá ser considerada a arma que tiver configuração esportiva, sem qualquer customização.
  3. A Categoria Rifle Esportivo, caracterizar-se-á pelo diâmetro do cano inferior a três (03) vezes o diâmetro do projétil; pelo peso mínimo do gatilho de 1000 gramas; pela utilização de quaisquer tipos de lunetas, desde que com a limitação de até 9 x (nove vezes) de aumento (aproximação); é proibido o uso de apoio dianteiro que fixe o cano da arma, à exceção do bipé, devendo o apoio traseiro da coronha constituir-se, apenas, do ombro e das mãos do atirador, que não poderão tocar na bancada no momento do disparo.
  4. A Categoria Rifle Mira Aberta, caracterizar-se-á pela não utilização de luneta ou qualquer outro aparelho óptico; pelo peso mínimo do gatilho de 1000 gramas; pela inexistência de apoio dianteiro que fixe o cano da arma, à exceção do bipé , devendo o apoio traseiro da coronha constituir-se, apenas, do ombro e das mãos do atirador, que não poderão tocar na bancada no momento do disparo.